Nossa História
O Sindicato dos Municipários de Gravataí foi fundado em 1988, no último ano de governo do então prefeito Abílio dos Santos. Com um formato associativo, em 8 de agosto daquele ano a entidade foi registrada em cartório. Somente anos depois, no entanto, obteve o registro no Ministério do Trabalho, em Brasília, e a concessão da Carta Sindical – o que conferiu a antiga associação a categoria de Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Gravataí.
Até 1996, a história do Sindicato foi marcada por disputas. A entidade não tinha força para buscar seu espaço junto a categoria. Os convênios eram o único benefício oferecido aos associados, mas os pagamentos às empresas estavam atrasados.
A partir de 1996, com a eleição da servidora Neuza Vicentini para presidência, na época lotada na Secretaria da Fazenda, o Sindicato dos Municipários ganhou nova cara. De uma sala locada na galeria ao lado do Lord Hotel, o STPMG passou a ter sede própria, ganhou força e credibilidade junto à categoria e à cidade, além da tão sonhada Carta Sindical.
O caminho até a sede própria, no entanto, não foi fácil. O primeiro investimento do Sindicato foi um terreno na conhecida Travessa do Bispo, no Centro, onde havia a intenção de se instalar a primeira sede. Da salinha na galeria, o STPMG passou a alugar uma casa na Rua Adolfo Inácio Barcelos, perto de onde hoje é a Fundarc. Saiu de lá em 2002, quando foi para outra casa maior na rua Anápio Gomes, em frente a escola Barbosa Rodrigues.
Em 2006, a compra da sede própria com recursos do Sindicato foi uma das maiores conquistas da categoria. O espaço tem capacidade de receber os serviços que o STPMG oferece, além de um salão para eventos e assembleias com capacidade para aproximadamente 100 pessoas. A sede própria fica na rua Heitor de Jesus, 212, bem no Centro de Gravataí.

Missão
Representar, organizar e defender os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal de Gravataí, suas famílias e dependentes, tornando-se cada vez mais forte e preparado em suas ações sindicais, políticas e sociais, representando a categoria dos municipários em seus interesses gerais e individuais e fazendo valer os seus direitos.
Visão
Tornar-se uma entidade cada vez mais representativa na defesa dos interesses do trabalhador municipário, sendo reconhecida como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.
Valores
Credibilidade, acessibilidade, ética, imparcialidade, modernidade, igualdade de gêneros, responsabilidade social e ambiental.
Diretoria
A diretoria do STPMG é composta pelos seguintes servidores municipais:
DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente: NEUZA MARIA VICENTINI
Vice Presidente: LUCI HELENA MUNARETTO HORÁCIO
1ª Secretária: KATYA DA FONSECA PIRES BRANDÃO
2ª Secretária: IVONE INEZ CARBONERA
1ª Tesoureira: VERA REGINA CORREA
2º Tesoureiro: REGIS FABRICIO CONCEIÇÃO
Diretora Social:FLAVIA SIMONE RUZICKI TIMM
SUPLENTES DA DIRETORIA
GERSON LUIS SARMENTO ALVES
LUCIANE TEREZINHA BITENCOURT DA COSTA
MARCIA REGINA LOFF BARCELOS
TERESINHA SOARES DA SILVA
LUCIO EDGAR MACHADO
MOACIR RENATO DE SOUZA
CONSTANTINOS DE JOANNIS PAPAGEORGIO
CONSELHO FISCAL
LEONARDI HENN
EDSON LUCIANO GNOATTO
VITOR JOSE DA CONCEIÇÃO
DELEGADOS
LUCAS ISOPPO
FRANKLIN DE OLIVEIRA REIS
SUPLENTES DO
CONSELHO FISCAL
MARIA TERESINHA DA SILVA SANTOS
IZOLETE MARIA DE SOUZA
JUNIOR ROSSO MUZI
SUPLENTES DE
DELEGADOS
RAFAEL DA SILVA FARIAS
DARLI BUENO DA COSTA LEITE